m_DSC_0121(1)Com uma metodologia vanguardista baseada na pedagogia de projetos, a Materna é a primeira escola do Brasil a trabalhar com o processo de aprendizagem pelas Inteligências Múltiplas

Hoje, comprovado cientificamente pela neurociência, o nosso cérebro funciona por áreas, como linguagem, cálculos matemáticos, compreensão sonora, entre outros, e é assim que baseamos nossa metodologia, no estímulo específico nestas várias áreas por meio de atividades baseadas nas Inteligências Múltiplas.

O processo ensino aprendizagem acontece em salas ambientes, que são espaços recheados de recursos adequados a estímulos específicos, como sala:

– registro

– sonoro musical

– brinquedoteca

– jogos e raciocínio lógico

– motricidade

– história e expressão

– cozinha experimental

– ateliê

– informática e tecnologia

– multimeios e estar

Além deste embasamento, a prática pedagógica da Materna é realizada pela  Pedagogia de Projetos. Este trabalho parte do interesse e da vivência do aluno para a definição do tema do projeto, que visa contemplar os objetivos e conteúdos.

Com isso, professores e alunos constroem o conhecimento em atividades feitas pelas crianças, sem produção em série pela turma.

Os produtos finais mostram a aprendizagem por si, tornando-a significativa para o aluno. O objetivo, portanto, está focado na qualidade e não na quantidade de atividades e produções repetitivas.

Respirando Arte: Este também é um dos recursos que a Materna utiliza para o aluno aprender, como é sabido a arte é a forma de expressão mais antiga e mais essencial no ser humano e é por esta via, que diariamente nossos alunos se desenvolvem, elaborando suas experiências e sedimentando sua formação

Avaliação

De forma qualitativa, a avaliação na Materna é um processo contínuo, realizado por meio de observações diárias e da valorização das conquistas.

Utiliza-se, então, o progresso do próprio aluno como parâmetro de comparação. Esta evolução é demonstrada pela coleção das atividades marcantes registradas em relatório trimestral de desenvolvimento do aluno e pelo portfólio com toda a documentação pedagógica.

Por meio de uma filosofia humanista, a Materna prepara o aluno para ser um cidadão comprometido em suas atitudes humanas, ambientais, sociais e éticas.