LIM – Laboratório das Inteligências Múltiplas

O que é LIM?

O LIM – Laboratório das Inteligências Múltiplas objetiva proporcionar práticas de integração corpo-mente, intelecto-sensação, razão-emoção como forma de adquirir conhecimentos e vivenciar sentimentos. O caminho que trilhamos é por meio de estímulos às inteligências múltiplas, à educação socioemocional, à busca pelo autoconhecimento e a participação proativa no mundo.

Nos dias de hoje, vale considerar que estimular o desenvolvimento das emoções é tão importante quanto o desenvolvimento do intelecto, para que tenhamos seres humanos mais conscientes e mais felizes.

Inteligências Múltiplas

Cada um de nós nasce com todas as inteligências, mas, de acordo com as experiências de vida e os estímulos recebidos as desenvolvemos mais ou menos. Cada um de nós faz suas próprias combinações das inteligências, tal como nossas impressões digitais. Isso significa dizer que cada pessoa tem forças cognitivas diferenciadas e estilos de aprendizagens variados e, por este motivo, é que temos, aqui na Materna, o propósito de valorizar cada indivíduo e ajudá-lo a desenvolver a harmonia em seu conjunto de competências.

Por isso é importante que o desenvolvimento das atividades proporcionem estímulos e condições de treino das habilidades e das competências dos alunos como indivíduos, sem desconsiderar que estão no coletivo, mas, com um essencial acompanhamento individual dos resultados das práticas pedagógicas e um olhar permanente ao aluno de constante reflexão sobre seus sucessos e insucessos, garantindo-lhe a possibilidade de desenvolver-se e aproveitar ao máximo o seu potencial intelectual.

Educação para o Autoconhecimento

Como sabemos, utilizamos o elenco de nossas inteligências para resolver problemas, construir e/ou aplicar nossos aprendizados no mundo e com as pessoas. Essas ações não são desvinculadas de emoções. Nós, seres humanos, somos um conjunto de pensamentos e emoções como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e estes jamais se desvinculam. Pensar, se emocionar e sentir caminham juntos. A questão é o que pensamos e como sentimos. E como conscientemente nos adequamos aos pensamentos e aos sentimentos.

Por isso, o LIM tem como objetivo estimular o desenvolvimento do autoconhecimento dos educandos e daqueles que os orientam, com reflexões e atividades que estimulam o desenvolvimento deste, iniciando pela percepção do próprio corpo, os sentidos e suas sensações.

Educação Socioemocional

Visando o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, o LIM tem, como um de seus objetivos, estimular habilidades de gerenciamento das emoções. Como estas influenciam a aprendizagem, é importante promovermos o desenvolvimento de uma competência emocional em nossos educandos. Assim, considerando que toda competência está vinculada ao contexto sociocultural em que o aluno está inserido, nos atentamos à forma como acontecem as interações e afinidades dentro de sala de aula, pois o gerenciamento das emoções está diretamente ligado à capacidade de relacionamento entre os alunos. Portanto, o LIM propõe inúmeras estratégias, orientações e ações com o intuito de promover o desenvolvimento das competências emocionais e sociais dos educandos, trazendo em vivências valores éticos e morais importantes para a formação do caráter e deste manejo relacional.

Parece complexo e até utopia, mas, em nosso dia a dia, por meio de respirações conscientes, relaxamentos, massagens, provocações e desafios trazemos aos alunos vivencias importantes que, mais do que treino para viver e se relacionar, é uma educação de vida, em vida e para a vida!